Boletim Tavares e Panizzi

28/02/2020

 

 

 

13ª EDIÇÃO 

DIRETO DE BRASÍLIA

 

PROJETO PREVÊ REPRESENTANTES DE MICROEMPRESAS NO CONSELHO GESTOR DO SIMPLES

 

O Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 147/19, garante a representatividade das microempresas e empresas de pequeno porte no Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que atualmente só tem integrantes indicados pelos fiscos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A matéria ainda está sob análise na Câmara dos Deputados, mas também visa ampliar o universo de categorias profissionais que podem aderir ao Microempreendedor Individual (MEI).

 

O Projeto inclui um representante do Sebrae e um representante das entidades nacionais do segmento de micros e pequenas empresas (Comicro e Conampe), que atuarão em regime de rodízio anual. O Projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Fonte: Câmara dos Deputados

 

REUNIÃO NA PETROBRAS DISCUTE PROJETOS PARA A INDÚSTRIA NAVAL NA REGIÃO

 

A retomada gradual das atividades no Polo Naval de Rio Grande e São José do Norte foi discutida no fim da tarde de quarta-feira (19/02/2020), durante reunião na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Membros do Governo gaúcho pediram que o Estado seja informado sobre os rumos da atividade naval no Estado, que sofreu um baque após o cancelamento de contratos em função da Operação Lava-Jato.

 

De acordo com o diretor de Relacionamento Institucional da Petrobras, Roberto Furian Ardenghy, o governo do Estado do Rio Grande do Sul poderá contar com o apoio da empresa na busca por soluções junto ao Polo Naval. Ao final da reunião, o governador Eduardo Leite e o deputado Fábio Branco avaliaram positivamente a reunião, sobretudo em razão da disposição de dialogar em busca de alternativas.

Fonte: Assembleia Legislativa

 

PROJETO AUTORIZA AUMENTO DE JORNADA DE COMERCIÁRIOS POR ACORDO INDIVIDUAL

 

O Projeto de Lei nº 6603/19 visa permitir que a jornada normal de trabalho dos empregados no comércio seja alterada por meio de acordos individuais, o que atualmente só pode ser modificada por convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, conforme estabelece a atual legislação (Lei 12.790/13).

 

O autor do Projeto, Deputado Paulo Gamine, utiliza como justificativas pontos da Medida Provisória 905/19, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, que está em análise no Congresso Nacional. Além de criar um regime diferenciado de contratações para incentivar a admissão de jovens, a medida provisória autoriza o trabalho aos domingos e aos feriados e regulamenta o funcionamento de agências bancárias aos sábados.

Fonte: Câmara dos Deputados

 

 

PANORAMA ECONÔMICO

 

No último dia 26 de fevereiro, o relatório “Focus”, divulgado pelo Banco Central, indicou mudanças de expectativa em relação ao país:

  • Economia - A estimativa de crescimento econômico brasileiro voltou a cair nesse início de ano. A elevação do PIB (Produto Interno Bruto) esperado para 2020 passou de 2,31% para 2,20%.

  • Inflação - O mercado financeiro diminuiu a expectativa do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 3,22%.

  • Dólar - A projeção para a taxa de câmbio neste mês aumentou para R$ 4,15, por dólar.

  • Taxa de juros - Para 2020, a expectativa do mercado financeiro em relação a taxa de juros se manteve em 4,25% ao ano.

Fonte: Banco Central

 

O PAÍS SUL-AMERICANO QUE DEVE CRESCER 14 VEZES MAIS QUE A CHINA NESTE ANO

 

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Guiana - pequeno país sul-americano - crescerá economicamente a uma taxa anual de 86%, ou seja, 14 vezes mais rápido que a economia chinesa em 2020. Basta dizer que será a economia que mais vai crescer no mundo.

 

Além de ser a economia que mais crescerá no mundo, também poderá tornar-se uma das nações mais ricas per capita, devido ao petróleo que está começando a emergir do seu subsolo. Estima-se que a produção de petróleo poderá chegar a cerca de 300 mil barris por dia, atingindo, eventualmente, entre 700 mil e 1 milhão de barris/dia.

Fonte: BBC

 

BOLSA FECHA EM QUEDA DE 7% COM CORONAVÍRUS E SE APROXIMA DE PERDAS DO JOESLEY DAY

 

A Bolsa brasileira sofreu forte queda de 7%, a 105.718 pontos, menor patamar desde outubro. O índice reflete as fortes quedas dos mercados globais nos últimos dias, tendo em vista o aumento dos casos envolvendo o novo coronavírus fora da China. Ainda, a cotação do dólar fechou em alta de 1,3%, a R$ 4,45, alcançando novo recorde nominal.

 

Nos dois últimos dias, os recibos de ações (ADRs) da Petrobras, Vale, Gerdau e Bradesco caíram 8,8%, 10%, 8,6% e 5%, respectivamente. Entretanto, as mais afetadas foram as companhias aéreas, cujas ações despencaram 14,3% e 13,3% (Gol e Azul).

Fonte: GaúchaZH

 

INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS

 

ENERGIA SOLAR E O FUTURO DA TECNOLOGIA NA GERAÇÃO ELÉTRICA MUNDIAL

 

O crescimento da energia solar fotovoltaica na última década foi notável, chegando ao volume atual de 500 Gigawatts (GW) de capacidade instalada. Segundo estima a empresa de inteligência de negócios IHS Markit, esse volume deverá crescer cerca de 142 GW somente este ano.

 

Segundo projeção da Agência Internacional de Energia (International Energy Agency, ou IEA na sigla em inglês), a solar fotovoltaica será a fonte energética número um do mundo até 2035, gerando energia 100% limpa e causando impactos positivos ao meio ambiente.

Fonte: EcoDebate

 

FIM DO DINHEIRO EM ESPÉCIE? COMO OS PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS MUDARÃO O MERCADO

 

Os pagamentos instantâneos, transferências de dinheiro realizadas entre pessoas e estabelecimentos (transferir e receber), estão chegando como alternativa mais ágil para as TEDs e DOCs.

 

As ferramentas escolhidas para estas funções foram os QR Codes (código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera). Os principais pontos são: a) não importará em qual instituição financeira o recebedor possui conta; e b) expectativa de custo reduzido nas transações.

 

Na penúltima quarta-feira (19), o Banco Central anunciou o lançamento do PIX, sistema dos pagamentos instantâneos. Ele será integrado aos aplicativos de bancos, fintechs e instituições financeiras.

Fonte: Startse

 

Please reload

Fones: (51) 3466-4177 - 3472-1856 - 3059-1444

Rua Victor Kessler, 194, Canoas/RS - CEP 92310-360 | tavarespanizzi@tavarespanizzi.com.br