Boletim Tavares e Panizzi

16ª EDIÇÃO

DIRETO DE BRASÍLIA

PROPOSTA PREVÊ RESCISÃO UNILATERAL DO CONTRATO DE TRABALHO DURANTE PANDEMIA

O Projeto de Lei 2833/20 determina que, em casos como o da pandemia, será admitida a rescisão unilateral do contrato de trabalho, constituindo hipótese de força maior, hipótese em que a indenização devida ao empregado caberá à União. O texto em tramitação na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Consolidação das Leis do Trabalho. Atualmente existe na CLT previsão que em situações de paralisação temporária ou definitiva do trabalho motivada por lei ou ato oriundo de autoridade, o pagamento da indenização caberá à esfera de governo responsável.


Fonte: Câmara dos Deputados

SENADO APROVA REQUISIÇÃO OBRIGATÓRIA DE LEITOS PRIVADOS PELO SUS

O Senado aprovou, em 26/05/2020, Projeto de Lei que dá respaldo jurídico para o poder público requisitar leitos da rede privada de saúde para tratamento de doentes contaminados por covid-19. A finalidade é aproveitar leitos de hospitais privados que estejam reservados ao tratamento do novo coronavírus, porém ociosos. A matéria segue para análise da Câmara dos Deputados.


Fonte: AgênciaBrasil


PANORAMA ECONÔMICO

No último dia 25 de maio, o relatório “Focus”, divulgado pelo Banco Central, indicou mudanças de expectativa em relação ao país:

  • Economia - A estimativa de crescimento econômico brasileiro voltou a cair nesse início de ano. A variação do PIB (Produto Interno Bruto) esperado para 2020 está negativo, passou de -3,34% para -5,89%.

  • Inflação - O mercado financeiro diminuiu a expectativa do índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 1,53%.

  • Dólar - AA projeção do mercado para a taxa de câmbio neste mês aumentou para R$ 5,40, por dólar. Já a cotação atual do dólar americano, pelo Banco Central, está R$ 5,3707.

  • Taxa de juros - Para 2020, a expectativa do mercado financeiro em relação à taxa de juros diminuiu para 2,25% ao ano.

Fonte: Banco Central


CONSTRUÇÃO CIVIL RETOMA RITMO DE TRABALHO EM PORTO ALEGRE

Após liberação da prefeitura de Porto Alegre, via Decreto, a retomada das atividades ligadas à construção civil praticamente voltaram ao ritmo normal. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), os canteiros de obras abertos na cidade estão ativos e absorvem quase toda a mão de obra contratada antes do início da pandemia de coronavírus. Todavia, algumas mudanças foram adotadas pelas empresas, visando medidas de proteção, como fornecimento extra de equipamentos de proteção individual (EPIs), manutenção do distanciamento entre as pessoas, escalas para entrada, horário de almoço e saída do trabalho. Além disso, a jornada passou a ser limitada das 9h às 16h, reduzindo o tempo de atividade nas obras.

Fonte: GaúchaZH

MESMO DURANTE A PANDEMIA, PORTOS RS CRESCE 4,89% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2020

O transporte de cargas nos portos em operação no Rio Grande do Sul obteve um crescimento de 4,89% no primeiro quadrimestre do ano, com o registro do melhor mês de abril dos último 5 anos. Juntos, os portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande somaram uma movimentação de mais de 11,8 milhões de toneladas de produtos. Em relação aos demais Terminais de Uso Privado (TUPs) do Estado são apresentados juntamente aos dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, e devem ser divulgados no mês de junho.

Fonte: Fetransul


INOVAÇÃO E TENDÊNCIAS


EMPRESAS DE TECNOLOGIA SE DESTACAM NA NOVA ECONOMIA DIGITAL; AÇÕES CHEGAM A SUBIR ATÉ 40% NO ANO

Medidas de isolamento social, advindas da pandemia que assola o mundo, afetam o desempenho das empresas. Todavia, companhias de tecnologia se beneficiam das mudanças de hábito da sociedade, como é o caso das empresas latinas - com ações na bolsa americana - Mercado Livre e Globant, que subiram 35,5% e 15,6% no ano, até 15 de maio, respectivamente, enquanto a Arco Educação teve valorização de 15,7%. A tendência (quando voltarmos a um estilo de vida mais próximo ao pré-crise) é que as ações de tecnologia percam fôlego, porém as perspectivas para médio e longo prazo são bastante favoráveis, afirma Aline Cardoso, gestora da Trafalgar.

Fonte: Infomoney

PESQUISADORES DESENVOLVEM DISPOSITIVO VESTÍVEL PARA DETECTAR SINTOMAS DO CORONAVÍRUS

Pesquisadores da Universidade Northwestern (Estados Unidos), desenvolveram um dispositivo capaz detectar os sintomas do novo coronavírus, visando a auxiliar as autoridades de saúde no monitoramento dos novos casos. A tecnologia consiste em um adesivo macio e vestível que adere à pele na região da garganta e que pode identificar sintomas como tosse, padrões respiratórios, frequência cardíaca, temperatura do corpo, entre outros. Os pesquisadores afirmam que o dispositivo pode ser usado para detectar sintomas da covid-19, identificando pacientes doentes antes que um teste seja feito em um hospital.

Fonte: ÉpocaNegócios

Fones: (51) 3466-4177 - 3472-1856 - 3059-1444

Rua Victor Kessler, 194, Canoas/RS - CEP 92310-360 | tavarespanizzi@tavarespanizzi.com.br